O último final de semana foi impactante....
Angélica e eu fomos à Oitava Igreja Presbiteriana em Belo Horizonte para ver e ouvir um milagre. A cantora gospel Helen Berhane esteve no Brasil para contar seu testemunho. Ela passou mais de 2 anos presa em um conteiner no seu país, Eritreia. Seu crime? Sua fé. Este caso foi amplamente divulgado pela Missão Portas Abertas e contou também com a ajuda de cristãos conhecidos como a cantora Fernanda Brum.
Apesar do pouco tempo dado à Helen para falar de sua experiência na prisão, ficamos com olhos em lágrimas imaginando as torturas e humilhações que ela passou. O banheiro era um balde, o tratamento era o mais desumano possível, constantemente era espancada com o simples objetivo: fazê-la negar a Jesus.
Helen contou que, um certo dia estava pregando Jesus para os guardas e que de repente foi chamada para um local onde todos os presos podiam vê-la. Colocaram-na de joelhos e perguntaram onde estava o manual que ela usava para falar de Jesus. Ela disse que não tinha manual, tudo o que ela sabia estava em sua mente. Então começaram a bater na cabeça dela inúmeras vezes.
No dia seguinte, Helen foi levada para uma sala, e lá viu um cacetete em cima da mesa. Outro dia, uma presa foi empancada tão cruelmente com aquele bastão que o seu útero saiu do corpo. Helen sabia que ali podia ser o fim. Ao ser perguntada se negaria a Jesus e não pregaria mais para os guardas, disse que não. O espancamento começou...
Ela tinha apenas 5 minutos de intervalo; enquanto respirava, o chefe dos guardas qua a espancava perguntou se valia a pena passar por tudo aquilo. Com uma fé inabalável, Helen dá a resposta que mais me deixou impactado: "Somos dois reinos que não se cruzam. Você está fazendo muito bem o seu trabalho, e eu o meu".
Helen sabe quem ela é. Você sabe quem você é? Você acha que sua vida é difícil porque não tem o emprego que quer, ou a casa dos sonhos, ou um laptop sofisticado, ou um salário maior ou o prestígio que deseja? Helen não tinha liberdade, não tinha o direito de não ser espancada, de não ter o seu psicológico afetado diariamente; mas sabia que ela era. Isso faz muita diferença nas nossas vidas: saber quem somos e a quem servimos.
Após ser devolvida para a família - pois não queriam que morresse na prisão - Helen recebeu asilo político na Dinamarca. Embora hoje tenha uma vida confortável na Europa, Helen não cansa de orar pela Eritreia, pelos países que perseguem os cristãos e de levar a Palavra de Deus à Europa e outros países. Ela escreveu o livro "Canção da Liberdade" lançado no Brasil pela Editora Vida, onde conta suas experiências de torturas na prisão. Helen sonha poder voltar à Eritreia e desfrutar de liberdade religiosa em seu país.
Foi muito edificante pode ouvi-lá e sentir que Deus é misericordioso e tem propósito em tudo. Podemos abraçá-la e dizer que oramos por ela e que continuaremos a interceder pelos cristãos perseguidos.
Espero com este post, ajudar a divulgar a causa do cristãos perseguidos que ainda estão presos nos países onde há intolerânca religiosa como também chamar a atenção da igreja brasileira para que oremos e façamos mais pelos que sofrem, para que tenhamos sempre em mente que apesar da liberdade de culto que temos no Brasil, há pessoas que estão morrendo por sua fé.
Para mais informações, acesse www.portasabertas.org.br
Moisés Pena
0 comentários:
Postar um comentário