domingo, 14 de fevereiro de 2010

Oboé em Ação

Paz a todos!

Bom, pra começar a apresentação do meu instrumento musical à vocês, farei como fiz com a minha esposa quando éramos ainda namorados. A Angélica sempre foi envolvida com o meio musical popular. Ela sabe dizer nomes de produtores, músicos e curiosidades dos ícones da MPB. Sabendo-se disso, o mundo da música clássica era totalmente novo para ela. Então nós passávamos horas ouvindo meus concertos favoritos para oboé.

Embora o oboé seja facilmente encontrado em trilha sonora de filmes, em inúmeras peças para orquestra sinfônica; muitas pessoas ainda não sabem reconhecer, ou melhor, não conhecem o instrumento. Sempre quando alguém me pergunta como o oboé é, tenho que recorrer ao exemplo do clarinete e sua forma para que a pessoa tenha mais ou menos uma idéia. Vale ressaltar que o oboé e o clarinete nem sequer são considerados "primos", semelhança aplicada somente no formato "reto" que eles tem , assim, são fáceis de confundir a 100 metros de distância. (Risos)






Em breve postarei informações detalhadas do oboé. Postei o vídeo do concerto solo que fiz no Teatro da Paz em Belém-PA em 2007, ocasião do XIX Festival Internacional de Música de Câmara do Pará. Acompanhado pela Camerata do Festival e regido por Antonio Del Claro, apresentei o Concerto para Oboé e Orquestra de Cordas do compositor gaúcho Brenno Blauth. Esta peça é linda e cheia de traços melódicos característicos da música brasileira. Aproveitem e fiquem a vontade para comentários.

Paz,

9 comentários:

Unknown disse...

Oi Padrinho....olha meus parabéns pelo blog!!!!!! Gostei muito da explicação sobre o oboé....Sucesso!

Herson Amorim disse...

Pior que confundir oboé com clarinete é confundir clarinete com flauta. Isso sim é de doer...kkkkkkkkkkkkkkk

Guilherme Castelo disse...

Irmão querido, como vai?
Primeiro quero te parabenizar pelo blog, está realmente muito bom. Limpo e de bom gosto.
Sabes, contudo, que não me interesso mais pela bíblia, e francamente, oboé não é um instrumento a com o qual eu tenha muita afinidade (era teu maior fã, ando tocavas sax! hehehe), mas te seguirei pelo quesito "preferências", e pq, de uma forma ou de outra, sempre te seguirei, meu irmão, pelos caminhos dispersos da vida, sempre torcendo por teus sucessos.
Te desejo muitos outros sucessos, muita paz, e muitas felicidades...
Saibas que tenho muito orgulho de ti, e de ser teu amigo há tantos anos.
Saibas ainda, que te amo como a um irmão, e espero que sejas muito, muito feliz!
Grande abraço, Moi.

Guilherme Castelo
__
O mundo das Letras
http://guilhermecastelo.blogspot.com

Teste disse...

Assim como o nosso amor as audições ainda continuam. E, a arte musical, especificamente a clássica, dão vida aos meus dias!

Moisés Pena disse...

Oi Madrinha!

Valeu pela força! Olha o mês de junho está chegando!!!!

BJS

Moisés Pena disse...

Fala brother Herson!

Bom, pelo menos isso não se compara com o caso do roubo de um trompete em que os ladrões "arrazoavam" entre sim: VAMOS LEVAR O PIANO DO CARA!!!!! (Risos)

Moisés Pena disse...

Fala meu brother Guilherme!!!!!!

Que prazer imenso te encontrar por aqui! Ainda lembro das horas que passávamos na casa do Beto e, na sala com o gravador ligado gritávamos "VOCÊS DEVEM SABER, QUE O NOVO DIA. SETE HORAS DA MANHÃ, O SOL BRILHAR MAIS!!" (Risos)Bons tempos estes...

Fica à vontade quando as minhas "Preferências", mas preciso te dizer uma coisa: Você pode deixar de acreditar na Bíblia, e também nem gostar do oboé (Risos), mas Deus sempre acreditou em você, e eu sempre acreditei também. Sempre terás um amigo pra compartilhar muito além das Preferências...!

PS. Estarei em Belém até quinta-feira. Se estiveres na area, vamos marcar algo.

Se cuida,

OBOÉ SANTIAGO disse...

Olá...muito bonito o teu som,e, interpretação... e, a obra.
Por " acaso " eu cai no teu Blog, pois procurando alguma vaga em orquestras de São Paulo, criei Alertas de Google. Numa...apareceu você.
"Aproveito " para te deixar o meu myspace. www.myspace.com/santiagomu pode ver ali mon blog eu postei um CV resumido.Postei uma gravação que como falei lá, tem muitos detalhes, mais não tenho outra por em quanto. E, esso falo agora para você, achou bom poder sacrificar um pouco o ego, quando os erros mesmo se estão lá, não apagam a beleza, a expresão que tivemos na hora de tocar...não acredita ?
Obrigado
Santiago

Jean Simon disse...

Oi Moisés,

Estava procurando material sobre Oboé e acabei encontrando seu Blog. Parabéns, você toca um instrumento que sempre admirei. Nunca tive essa oportuniade, mas agora aparentemente minha filha terá. Acabei de coloca-la no conservatório para estudar flauta doce, ela vai fazer 6 anos de idade. A professora conversou com minha esposa que ela tem facilidade e sugerio que poderia fazer um trabalho especial para que ela ingresse rapidamente na "banda baby", uma formação musical com sopros e percussão formada na maior parte por crianças. Ela estava falando sobre um Oboé especial para crianças. Sabe me dizer onde consigo mais informações sobre ele?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...