O recital de oboé foi uma festa entre amigos. Eu apresentei as peças "Seis Metamorfoses para Ovid" do compositor inglês Benjamin Britten e "Pavane para uma criança defunta" de Maurice Ravel (arranjo para Corne Inglês e piano). Bobó tocou a Sonatina para oboé e piano do compositor brasileiro Sergio Nogueira; e para encerrar a festa apresentamos a peça "Chegada da Rainha de Sabá" de Handel. Dividir o palco com esses dois gênios foi emocionante.
Ao olhar os alunos da FAM recebendo instruções do Lucarelli, me senti cheio de alegria e bastante realizado. Foi como se eu tivesse voltado ao ano de 2001, quando participei do Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza e tive meu primeiro contato com ele. Poder retribuir o esforço de quem acreditou em mim é um atitude digna que traz um enorme prazer. Fico imaginando como será a carreira desses meninos que hoje tem a mesma chance se serem apoiados por pessoas que acreditam neles.
Pude também apresentá-lo aos meus pais. Apesar do meu enorme receio da nossa culinária paraense trazer algum efeito negativo a ele (que tem 73 anos e nunca ouviu falar em maniçoba), o Prof. Lucarelli não somente comeu maniçoba como também caruru, torta de bacalhau e não resistiu em experimentar o nosso açaí. Depois perguntei se ele passou bem nas horas seguinte e ele disse que estava tudo bem, mas que não comeu mais nada até o dia seguinte...(Risos) O Bobó como sempre apegado com o peixe que a minha mãe faz...(Risos). Meus pais sempre oraram por eles e foi um prazer enorme tê-los em nossa casa.
No verão de 2002 foi o primeiro oboista americano a ser convidado para se apresentar e lecionar no Conservatório Central de Música em Pequim, China. Em atuações com orquestra, apresentou-se com alguns dos mais conceituados regentes, incluindo Leonard Bernstein, Arthur Fiedler, Kiril Koldrashin, James Levine, Dimitri Mitropoulos, Arthur Rodzinsky, “Sir” George Solti, Leopold Stokowski e Igor Stravinsky. Apresentou-se nos Estados Unidos, Canadá, Mexico, America do Sul, Europa, Japão, Australia e Asia. Foi professor em diversos festivais de música como Angel Fire, Aspen, Chautauqua, Marblehead, Marthas Vineyard, Music Mountain, Newport, Puebla (Mexico), Victoria International (Canadá) e Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza-Ceará.
Possui varios CDs lançados pelos selos Koch International, Lyrichord, MCA Classics, BMG CLASSICS, Musical Heritage Society, Pantheon and Stradivari.
É professor de Oboé na The Hartt School of Music da Universidade Hartford, CT, no Conservatory of Music da SUNY-Purchase College, da Aaron Copland School of Music e da New York University.
Atualmente é oboé principal da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, professor de oboé da Universidade de Brasília, professor de oboé do Programa de Módulos do Conservatório Carlos Gomes em Belém-PA e integrante do Quinteto Brasília.
3 comentários:
Que felicidade, mas um sonho seu realizado!
Parabens Meu Amor!
Angelica C. Pena
po cara massa... como vc naum comunica agente aki q tem esse conteudo ???
mais muito massa viu!!!
Olá parabéns pela trajetória e pela família
Sou estudante de oboé na ccb mais tenho muitas dificuldade
de achar boas dicas de profissionais.
Postar um comentário