domingo, 28 de março de 2010

Sexteto de Sete - Bom gosto e qualidade musical para os amantes da Música Erudita.


Estreou no dia 03 de dezembro de 2009 na sala Ettore Bosio em Belém-Pa o grupo "Sexteto de Sete". O nome do grupo faz referência ao tipo de repertório musical destinado à formação de sexteto para madeiras (flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa) e piano; e o número "sete" reforça o número dos integrantes, entre eles dois pianistas.

Além do repertório de sexteto, o grupo também executa obras para duos, trios, quartetos e quintetos, assim apresentando ao público grande variedade de peças de importantes compositores como Mozart e Beethoven e outros.

Os músicos integrantes são profissionais com atividade artística tanto em Belém como em varias cidades brasileiras. Com qualificação acadêmica no Brasil e no exterior, o Sexteto de Sete é uma nova opção para o público amante da música clássica conhecer o trabalho destes artistas e também o repertório que vai desde o período clássico ao contemporâneo.


Jonathan Miranda - Flauta

Flautista mineiro, iniciou seus estudos musicais em 1991 em São João del Rei – MG, no Conservatório Estadual de Música Padre Maria Xavier, obtendo o título de técnico em instrumento em 2001. Em 2002 já é admitido na classe de dois grandes flautistas: Artur Andrés e Maurício Freire, na Universidade Federal de Minas Gerais. Conclui seu Bacharelado com nota máxima em 2005. Em 2006 é aceito no Mestrado da UFMG em Performance Musical mas parte em 2007 como bolsista do governo alemão (DAAD) para seu Mestrado em Performance Musical e Práticas Orquestrais. Na Alemanha estudou com a Profa. Dra. Mirjam Nastasi e Jutta Pulcinni na Musikhochschule Freiburg. Foi aprovado também na Musikhochschule Köln, na classe do Prof. Robert Winn, com quem também fez aulas. Foi primeiro flautista da Junge Kammerphilharmonie e KHG Orchester, com quem pode tocar repertório vasto e realizar gravações de Cds ao vivo. Em 2008 participa do Sir James Galway International Master Class, Suíça, tendo tido aulas com o melhor flautista da atualidade, Sir James Galway e sua esposa Lady Galway. Na sua trajetória brasileira freqüentou inúmeros festivais por todo o Brasil, onde pode ter aulas com Maurício Freire, Antônio Carrasqueira, Rogério Wolf, José Ananias, Artur Andrés, Jean Noel Sagahard, Odette Ernest, Sérgio Barrenechea, Renato Axelrud, Edson Beltrami e Lucas Robato. No Festival Internacional de Flautistas participou das classes de Pierre Yves – Artaud (França), Vieri Botazini (Itália), Angela Jones (EUA), Michel Debost (França) e Félix Renggli (Suíça/Alemanha). Foi Spalla concursado da Banda Sinfônica da UFMG por 3 anos consecutivos e teve a oportunidade de trabalhar com diversos maestros. É membro do Quarteto Pé Dí Sí, quarteto de flautas que se dedica tanto à música popular quanto a erudita. Vem dando recitais pelo sudeste do país desde 2000. Fez parte também do Trio Madeiras da UFMG, que manteve concertos freqüentes nos teatros mineiros. Atualmente é professor de flauta na Escola de Música da UFPA, em Belém-PA.

Moisés Pena - Oboé

Natural de Belém do Pará, começou estudar oboé com o professor José Medeiros, em 1998, no Conservatório Carlos Gomes. Foi oboísta da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e da Orquestra Amazonas Filarmônica. Tem se apresentado em diversas orquestras, como Sinfônica de Ribeirão Preto, Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Sinfônica da Bahia, Sinfônica Brasileira e The Chelsea Symphony, Nova York, EUA. Conquistou o 1º lugar no Concurso Jovens Solistas Eleazar de Carvalho 2003; foi vencedor das audições da Orquestra Sinfônica Brasileira em 2004, através do projeto Orquestra para Todos; 1º lugar da Aaron Copland Music of School Soloist Competition e The New York University – Steinhardt School Woodwind Soloist Competition, ambas em Nova York. É Bacharel em Música pela Universidade Estadual do Pará e Mestre em Artes (Music Performance) pela Aaron Copland Music School, Nova York, onde estudou com Humbert Lucarelli. Participou de masterclasses no Brasil e no exterior, estudando com os oboístas Jorge Postel, Washington Barella, Matt Sullivan, Allan Vogel, Ernest Rombout, Robert Botti e Ray Still. Em 2007 foi professor residente no IX Festival Eleazar de Carvalho, Fortaleza. Atualmente é bolsista da New York University, onde é professor assistente de oboé e música de câmara, e oboísta da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Herson Amorin - Clarinete

É Bacharel em Clarineta pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente é 1ª clarineta solista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, e professor de clarineta da Escola de Música da Universidade Federal do Pará(Belém - PA). Participou de inúmeros festivais de música no Brasil e no exterior como Fortaleza, Brasília, Jaraguá do Sul, Poços de Caldas e Mendoza (Argentina). Também desenvolve intensa atividade de música de câmara com clarinete e piano e quinteto de sopros com piano.

Paulo Porto - Fagote

Natural de Vigia de Nazaré (Pará), onde iniciou seus estudos musicais aos 16 anos na Escola de Música União Vigiense em 1999. Em 2000, ingressou para o Conservatório Carlos Gomes em Belém-PA, onde aos 17anos passou a estudar fagote na classe do professor Vadim Klokov (Rússia). Em 2005 foi aprovado no curso de Bacharelado em Música da Universidade do Estado do Pará (UEPA) onde, permaneceu estudando com o mesmo professor e em 2007, passou a estudar com o professor Heleno Feitosa – costinha (Paraíba-Brasil), formando-se em fagote pela UEPA em 2008. Participou de vários cursos e festivais pelo Brasil, tais como: Festival Internacional de Câmara do Pará, Festival Internacional Eleazar de Carvalho – 2005 (fortaleza-CE), Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC 2007/2008) e Festival Música nas Montanhas em 2007/2008 (Poços de Caldas-MG). Participando de Master Class com os professores: Heleno Feitosa (Brasil), Ronaldo Pacheco (Brasil), Afonso Venturieri (Brasil), Maria da Graça (Brasil), Gustavo Nunez (Uruguai), Herman Jung (Alemanha), Milan Turkovic (Austria) entre outros. Atualmente é professor no Conservatório Carlos Gomes, Universidade do Estado do Pará e fagotista principal da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, além de desenvolver um intenso trabalho de música de câmara com o Sexteto de Sete.

Sostenes Siqueira - Trompa

Possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade do Estado do Pará (2007). Atualmente é professor da Fundação Amazônica de Música e trompista - Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Iniciou seus estudos aos 16 anos com o Professor Chromácio Leão ( Conservatório Carlos Gomes ). Foi bolsista no Festival de Nova Friburgo; estudou com o Prof. Holger (Alemanha), Cisneiro Andrade (Paraíba), Yuri Zuvanov (África do Sul), Adalto Soares, Joaquim Silva (Tatuí) e Corina Liefers (Holanda). Formado pelo Professor Antônio Augusto; e integrante do Quinteto de Metais da Fundação Carlos Gomes (FCG).

Adriana Azulay - Piano

Iniciou seus estudos de piano aos 6 anos de idade, com a Profª Dóris Azevedo, onde concluiu em 1995 o 2º grau em piano pelo Conservatório Carlos Gomes na classe da mesma professora. Participou de máster Classes com Daniel Schene, Frederich Moyer, Elzibieta Sterlich, Achille Picchi, Gilberto Tinetti, Arnaldo Cohen, Miguel Proença entre outros. Tomou parte em oito concursos de piano, colecionando três primeiros lugares, quatro segundos lugares e um quinto. Em agosto de 1998 atuou como solista da Orquestra Sinfônica de Rio Claro (SP). Como solista e camerista realizou recitais em diversos lugares, como Universidade de Miami, Theatro da Paz e outros. Em 1999 participou da Academia Internacional de Piano na classe da professora Fany Solter em Karlsruhe (Alemanha), recebendo ao final do curso a seguinte crítica do jornal alemão Badische neue Nachritchten: “ A pianista brasileira Adriana Azulay desenvolveu em Festa no Sertão de Villa Lobos um fogo brasileiro aliado a uma imensa sensualidade sonora.”Concluiu em 2000 o curso de Bacharelado em Música na classe da professora Glória Caputo, da Fundação Carlos Gomes / UEPA e desde então vem participando dos mais diversos concertos como solista e camerista, a exemplo dos Festivais Internacionais de Música, Encontro de Violoncelos da Amazônia, Festival de Ópera do Theatro da Paz, bem como cursos de aperfeiçoamento. Foi agraciada com uma bolsa de estudos durante cinco anos da Fundação Carlos Gomes – Governo do Estado do Pará para realizar seus estudos de mestrado e doutorado no exterior. Concluiu com nota máxima o mestrado em Música de Câmara na Universidade de Karlsruhe (Alemanha), na classe dos professores Michael Uhde e Fany Solter. É doutora em Música de Câmara pela Universidade de Saarbrücken (Alemanha), pela classe da professora Tatevik Mokatsian. Atualmente é professora das classes de Música de Câmara e pianista co-repetidora da Universidade Federal do Pará.

Humberto Azulay - Piano

Pianista. Paraense, iniciou seus estudos com a Professora Glória Caputo, concluindo em 2003 o Curso Técnico e em 2005 o Bacharelado em Piano, sob a orientação da mesma. Participou de diversos máster-classes com os Professores Miguel Proenca , Daniel Schenne, Elzibieta Sternlich, Dália Ouziel, Achille Picci e Anne Borg. Participou de 5 Concursos Nacionais de Piano, obtendo sempre premiações entre os 3 primeiros. Apresentou-se nas principais salas de espetáculo de Belém como solista e camerista. Participou do XVII, XVIII e XIX Festival Internacional de Música do Pará, VIII e IX Encontro de Violoncelos da Amazônia como correpetidor, I e II Festival de Ópera da Amazônia como correpetidor nas óperas “Il Guarany”, “Gianni Schicchi”, “Dom Pasquale” e “La Boheme”. Atuou como pianista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz no período de 2005 a 2008, como Professor e Correpetidor no curso de Bacharelado em Música da Universidade do Estado do Pará e no Instituto Estadual “Carlos Gomes” no período de 2006 a 2009. Atualmente ministra aulas de Piano e desenvolve trabalho de Correpeticao na Escola de Música da Universidade Federal do Pará.


1 comentários:

Teste disse...

Foto by Angélica Pena!
A primeira de muitas que serão feitas por fotógrafos de verdade.. rsrs

SUCESSO INFINITO para vocês!

Angélica Cândido Pena

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...