domingo, 7 de março de 2010

Deixando Deus chateado

Se perguntarmos à qualquer pessoa se ela acredita em Deus, com certeza teremos uma maioria esmagadora que dirá "sim". A despeito dos que se consideram ateus, é consenso na nossa população brasileira a crença que Deus existe e que, de alguma forma (correta ou não) muitos pensam ter algum tipo de relacionamento com Ele. Muitos se denominam "filhos de Deus", e até dizem que Deus é brasileiro. Entretanto, muitos não o tem como centro de suas vidas, por não atentarem ao fato que Ele é um Deus pessoal, que se relaciona e tem propósito para o homem. Desse modo, não percebem que o modo que levamos nossas vidas afeta diretamente nosso relacionamento com Ele.

Quem se preocuparia com o fato de Deus estar chateado ou não com o homem? Será esta uma questão oportuna do nosso cotidiano? A Bíblia nos mostra algumas ações que o ser humano ao executar deixa Deus aborrecido. O texto de Provérbios diz:

“Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e que semeia contendas entre irmãos”.
(Pv. 6.16-19)

1. Olhos altivos. Altivez significa arrogância, orgulho, presunção. Uma pessoa de olhos altivos é uma pessoa que se considera arrogantemente superior, melhor do que as outras, como no caso da parábola do fariseu e o publicano. De fato o fariseu (membro de um dos principais grupos religiosos dos judeus que seguiam rigorosamente a Lei Mosaica) não roubava como os ladrões, nem adulterava, e ainda jejuava e dava o dízimo, porém seu coração era presunçoso.

Jesus nos ensina que o menor será o maior no Reino dos céus (Lc 9.48). Não é uma questão de disputa, como os discípulos talvez pensaram quando perguntaram a Jesus sobre quem é o maior no Reino dos céus e sim uma questão de princípios. Se queremos ser pessoas melhores temos quer ser os menores. É assim que o Reino de Deus funciona. Jesus veio ao mundo para servir e não para ser servido. É muito improvável que uma pessoa altiva se imagine como o menor. Ter olhos altivos deixa Deus bem chateado.

2. Língua mentirosa. Jesus declara que satanás é o pai da mentira, que ao mentir, “fala do que lhe é próprio” (Jo 8.44). Há pessoas que se tornaram verdadeiros filhos do diabo, por terem a mentira como estilo de vida. Mentir para conseguir uma promoção no trabalho, mentir para não pagar impostos, mentir pra tirar proveito de situações, mentir para arrancar ofertas, mentir para a esposa, mentir para o marido, mentir para os pais, mentir para os filhos, mentir para si mesmos. Enfim, mentir, mentir e mentir. Uma pessoa nessas características, vive uma vida de falsidade.

O pecado da mentira é algo muito grave pois ofende a integridade de Deus. O Apóstolo Paulo diz que Deus é verdadeiro. Não ter uma língua mentirosa não é uma questão de privilégio, senão seremos tão arrogantes quando era o fariseu. Todos nós somos imperfeitos, portanto, deixar a mentira, a falsidade também é uma questão de princípios. Paulo aconselha que deixemos a mentira e que a verdade seja dita entre nós. (Ef. 4.25). Temos que nos esforçar de modo contínuo a deixar a mentira, pois uma língua mentirosa deixa Deus bem chateado. "Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu prazer" (Pv. 12.22)

3. Mãos que derramam sangue inocente. O Teólogo Myer Pearlman diz que a Bondade é um atributo de Deus pelo qual Ele concede vida e outras bênçãos as suas criaturas. O salmista Davi diz que "Bom e reto é o Senhor, por isso aponta o caminho aos pecadores" (Sl. 25.8). Tudo o que Deus faz é bom, pois a bondade faz parte de sua natureza. Porém, com a desobediência do homem, sua criação foi comprometida, assim, muitos deixaram de honrar e seguir sua bondade para praticar a maldade. Maldade contra a família, contra o empregado, contra o patrão, contra as crianças, contra tudo o que é bom. Neste item, o texto bíblico faz clara referência a morte de inocentes.

Todos os dias ao ligar a tv, somos bombardeados com notícias terríveis de assasinatos. Quantas atrocidades...Crianças sendo estupradas e mortas por pedófilos, pessoas que matam por inveja, conspiram a morte de alguém inocente para ficar com a esposa, e com os bens deste. Se mata por poder, se mata por ódio, se mata por R$ 1, por um cigarro, por uma garrafa de cerveja, e também pelo simples prazer de fazer o mal. Todas estas mãos que derramam sangue inocente deixam Deus muito chateado.

4. Coração que trama projetos iníquos. Este item não trata da natureza errônea que temos, pois nascemos pecadores e agora temos Cristo que através da sua morte nos livra da vida de pecado; mas aponta para a disposição e capacidade que o homem tem em promover destruição. A maldade do homem antes do dilúvio era "contínua" em tudo o que se planejava (Gn. 6.5). Os sacerdotes e escribas por muitas vezes procuravam meios de matar Jesus , e, em uma certa ocasião diziam entre eles que não seria bom matá-lo durante a Páscoa pois haveria tumulto no meio do povo. Somente uma mente maquiavélica poderia expressar tal pensamento. A ocasião da prisão de Jesus demonstra um circo de maldade perfeitamente planejado (Mc.14.43-46). Toda esta propensão ao mal é uma grande ofensa a justiça de Deus, e esse tipo de coração o deixa muito chateado.

5. Pés que se apressam a correr para o mal. O texto de Provérbios 6. 12-19 é uma advertência contra a maldade. Este item aponta para a consciência que o homem tem sobre o que é certo e errado, porém se predispõe ao mal. De fato somos pecadores, porém existe uma escolha que podemos fazer. Se ficamos à disposição de nossa natureza ou se lutamos em seguir a natureza de Cristo. Muitos hoje em dia não entendem a necessidade de uma postura séria diante de Deus. Fomos feitos com o objetivo de glorificar a Deus. Somos chamados para fazer a sua vontade e não para sermos escravos dos nossos pecados que nos deixam cada vez mais longe de Deus. Eu costumo dizer que, se com Deus temos plenas condições de acertar, por que decidimos então errar? Por que o ser humano rejeita a parte melhor pra ficar com pior? Por que destruímos tudo o que é bom e no final dizemos a célebre frase "Se Deus existe, por que essas coisas ruins acontece?" Talvez a resposta seja o fato que sempre queremos apontar os outros como responsáveis pelo mal que há no mundo, enquanto que na verdade somos os responsáveis. Paulo aponta uma chance que temos em fazer o certo: "Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito." (Rm. 8.5). Predisposição ao mal deixa Deus muito chateado.

6. Testemunha falsa que professa mentiras. Na cultura judaica o falso testemunho era julgado com a mesma pena do réu (Dt. 19:19). Os sacerdotes procuravam falsas testemunhas para condenar Jesus à morte (Mt. 26. 59). Talvez por causa da nossa cultura, o ato de falar falsamente a respeito de terceiros seja tão ridicularizado e uma ofensa tão comum. Como isto é triste! Um falso testemunho em julgamento pode condenar o inocente. Um falso testemunho pode destruir uma amizade, destruir uma família, destruir um casamento. A Bíblia diz que a "falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras não escapa" (Pv. 19. 5). Imagine o quanto Deus se aborrece com isso.

7. O que semeia contenda entre irmãos. Muitos afirmam que este último é o que mais lembra Deus da rebelião que houve na eternidade, ocasião em que Lúcifer promoveu um motim no céu contra Deus, e, ao ser derrubado, levou consigo um terço dos anjos. Se é uma lembrança ou não, isso não muda o fato de que Deus não apoia a contenda, a desunião. O povo de Deus sofre quando há contendas. O Reino de Deus é afrontado quando sua unidade é maculada com contendas. Pessoas que se dizem comprometidas com o Reino de Deus, porém se dedicam com o desgaste da paz e união da igreja. Ofendem, não amam, não respeitam, fingem, conspiram a inimizade, são lobos vestidos de ovelha. A Bíblia fala a respeito deles: "Os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões. A boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros." (Jd. 16).

Que Deus tenha misericórdia de nós e que façamos parte daqueles que se levantam contra o mal e adoremos ao Deus que se aborrece com estas ações.

Moisés Pena


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...